sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Molho branco / Bechamel

Embora muitos acreditem que Molho Branco e Molho Bechamel sejam a mesma coisa mas é bom que façamos aqui a sua diferenciação. A base dos dois é a mesma mas o que que vai fazer a sua característica como Bechamel é aromatização que o molho leva , isso com ervas , especiarias  , hortaliças e temperos próprios como: cebola , alho , noz-moscada ralada ( ou em pó) , folha de louro e pimenta do reino.

Formas de usar o Molho Branco / Bechamel
1. O molho bechamel comporta inúmera variações, com queijo, mostarda, com vinho branco, vinho do Porto, vinho licoroso, conhaque, ketchup, curry, misturado ao molho de tomate, com chutney.

2. Pode ser temperado com diversas especiarias: canela, cravo-da-índia, anis, pimenta-do-reino, cardamomo, curry, pimenta-da-jamaica e zimbro.

3. Um bom bechamel temperado com noz-moscada e queijo parmesão ralado é indispensável na tradicional lasanha. Sem falar nos recheios, como coxinhas de galinha e risólis. Para cobrir legumes e gratinar.

4. Sirva o bechamel temperado com mostarda com peixes assados ou fritos. Neste caso, tempere com ervas frescas bem picadas.



Molho branco - Bechamel

Ingredientes :

02 colheres de sopa ( fartas) de margarina 
04 dentes de alho amassados com sal
01 cebola média ralada
04 colheres fartas de farinha de trigo
02 colheres de café ( rasas) de noz moscada em pó 
03 xícaras de leite
01 lata de creme de leite
200g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

- em uma panela de boca larga e coloque a margarina e deixe esquentar , quando estiver bem quente coloque a cebola e o alho e refogue sem deixar fritar , coloque a noz moscada e misture bem...


- acrescente nesse momento a farinha de trigo e vá unindo tudo para que a farinha vá "fritando" , o aspecto nesse momento deve ser de uma farofa soltinha...



- acrescente o leite e agora passe a misturar tudo com um batedor de arame (fouet) para que não façamos aqueles gominhos indesejados ao molho , sempre em fogo médio. Quando ficar com um aspecto já de creme , desligue o fogo , acrescente aos poucos e delicadamente o creme de leite e o queijo ralado.






Voilá prét... bon appetit !!!!


Dicas:


1- Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.


2- Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o molho branco/bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário