domingo, 10 de julho de 2011

Pizza Caprese


Ingredientes 
Massa (para forno a gás)
15g de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de açúcar
10 ml de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de sal
300 ml de água mineral em temperatura ambiente 
700 g de farinha de trigo

Molho de tomate
1,5 kg de tomate maduro 
1 dente de alho bem picado
1 pitada de orégano
sal a gosto

Montagem da Pizza Caprese
1 porção de massa para pizza
100g de molho de tomate
150g de mussarela especial em fatias
8 fatias de tomate-caqui
8 folhas de manjericão-gigante
8 fatias grossas de mussarela de búfala no soro
80 ml de pesto de azeitonas pretas (500g de azeitonas pretas sem caroço, 500ml de azeite extravirgem e 1 dente de alho. Coloque metade das azeitonas, o azeite e o alho no liquidificador. Bata e acrescente aos poucos o restante dos ingredientes)

Modo de Preparo

Massa - Disponha em uma vasilha o fermento biológico e o açúcar, e misture até derreter. Junte o azeite e o sal. Misture com uma das mãos e junte a água. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com uma das mãos. É mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa leva cerca de 10 minutos para começar a se soltar das mãos. Então, basta trabalhá-la mais cinco minutos, sem sovar, para ficar lisa, no ponto. Deixe descansar durante duas horas. Faça bolas de 120 g e deixe descansar por mais duas horas.

Molho de tomate - Corte os tomates em metades e retire as sementes com os dedos. Passe por um moedor manual de carne e deposite em uma vasilha. Se não tiver moedor, despedace os tomates com as mãos. Nunca use o liquidificador. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano.

Abra a massa (deixe o centro mais fino e as bordas mais altas). Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Depois, disponha a mussarela especial. Leve ao forno. Retire a pizza assada e coloque por cima as fatias de tomate-caqui. Sobre cada tomate, coloque uma folha de manjericão com uma fatia de mussarela de búfala por cima. Para terminar, distribua o pesto de azeitona sobre as fatias de mussarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário